Farmácia Oficinal

Universo Oficinal Oficinal Interativa Convênios Loja Virtual Cadastro Contato Profissionais
da Saúde

Universo Oficinal

Fitoterápicos

Apesar dos avanços da ciência e da tecnologia o valor terapêutico das plantas medicinais no tratamento de diversos males é indiscutível.

Lista de fitoterápicos. Organizados por ordem alfabética.

Visualizando todos os fitoterápicos que iniciam com a letra "c"

CAMBARÁ (Lantana camara)

Parte Utilizada: Folhas e flores

Ação Terapêutica: Usado contra tosses, afecções catarrais, resfriados, gripes, bronquites, asma. Os banhos servem para o reumatismo.

 

CAMOMILA (Matricaria chamomilla)

Parte Utilizada: Capítulos florais

Ação Terapêutica: Antiespasmódica, cicatrizante, antiinflamatória, emoliente, refrescante, antisséptica, antialérgica e calmante suave. Possui atividade em casos de inflamações agudas e crônicas da mucosa gastrointestinal, elimina gases estomacais. Como fitocosmético clarea os cabelos e é calmante da pele, previne rachaduras de peles sensíveis e secas.

 

CANA DO BREJO (Costus spicatus)

Parte Utilizada: Raiz

Ação Terapêutica: Diurética, depurativa, antiinflamatória. Usado em casos de cistites, uretrites e inflamações dos rins. Ajuda a eliminar pedras na bexiga. Ainda combate a arteriosclerose. O pó serve contra hérnias, inchaços e contusões. Na forma de cataplasma.

 

CANELA (Cinaramonum cássia)

Parte Utilizada: Casca

Ação Terapêutica: Propriedades edulcorantes, estimulantes e carminativas. Seus efeitos estimulantes manifestam-se sobre o coração e o sistema nervoso, assim como na secreção do suco gástrico, favorecendo a digestão.

 

CAPIM CIDRÃO (Antropogon nardus)

Parte Utilizada: Folhas

Ação Terapêutica: Excitante gástrico, carminativa, calmante, analgésica, antitérmica, emenagoga. E antibacteriana quando usada externamente. Diminui a atividade motora, aumentando o tempo de sono. Combate o histerismo e outras afecções nervosas, cólicas intestinais e gases. Útil como sudorífica em estados gripais. É recomendada durante a gestação e na lactação, atuando como estimulante lácteo.

 

CAROBINHA (Jacarandá sp)

Parte utilizada: Folhas

Ação Terapêutica: Usado para combater afecções cutâneas e reumatismo. Dá bons resultados na disenteria amebiana além de apresentar ação fortemente diurética. O decocto das folhas serve também para lavar feridas e fazer gargarejos.

 

CARQUEJA ( Baccharis triptera)

Parte Utilizada: Toda planta

Ação Terapêutica: Possui propriedades hipoglicemiantes que auxiliam casos de diabetes. Emprega-se em casos de anemia, cálculos biliares, diarréia, enfermidades do baço, da bexiga, do fígado, dos rins. Utilizado na má digestão, má circulação do sangue, icterícia, inflamaçäo das vias urinárias, vermes intestinais, gota, reumatismo, feridas e lepra.

 

CÁSCARA SAGRADA (Rhamnus purshiana)

Parte Utilizada: Cascas do caule e dos ramos

Ação Terapêutica: Seu principal uso é na correção habitual da constipação intestinal, onde não exerce somente uma ação laxativa, mas restabelece o tônus natural do cólon.

 

CATUABA (Jeniperus brasiliensis)

Parte Utilizada: Cascas

Ação Terapêutica: Tônica e estimulante. Indicada em sono agitado, nervosismo, instabilidade emocional, convalescença de moléstias graves, impotência sexual, dificuldade de raciocínio e concentração. Possui propriedades revigorantes em casos de stress, neurastenia e desânimo.

 

CAVALINHA (Equisetum hyemale)

Parte Utilizada: Folhas

Ação terapêutica: Diurética com efeitos remineralizantes. Participa da calcificação dos ossos. Aumenta a elasticidade e a resistência dos vasos sangüíneos, acelera a cicatrização. Atua de maneira específica em casos de inchaço e inflamação da próstata. Indicado em hipertensão, hemorragias nasais, menstruação excessiva, doenças renais e afecções do aparelho urinário. Externamente: frieiras, feridas, aftas, úlceras varicosas e hidratante profundo de peles secas e senis.

 

CHÁ VERDE (Camellia sinensis)

Ação Terapêutica: Indicado nas dietas de peso ou excesso de gordura, restringe o aumento do colesterol no sangue. Atua como digestivo para desordens estomacais, vômitos ou diarréia. Atua como tônico estimulante do organismo por ser rico em cafeína. É um poderoso anti-oxidante.

 

CHAPÉU DE COURO (Echinodorus macrophyllum)

Parte Utilizada: Folhas

Ação Terapêutica: Tem ação diurética e desintoxicante. A decocção é utilizada contra afecções dos rins e da bexiga, dores nevrálgicas, artritismo, como preventivo da arterosclerose, gota, contra moléstias da pele e reumatismo crônico.

 

CHICÓRIA (Cichorium intylris)

Ação Terapêutica: Depurativa, tônica, estomáquica e diurética. Utilizada em distúrbios digestivos especialmente para crianças e recém-nascidos.

 

CONFREY (Symphytum officinale)

Parte Utilizada: Folhas (Uso externo)

Ação Terapêutica: Cicatrizante em casos de queimaduras, fissuras e picadas de insetos. Usado externamente em contusões, reumatismos, ferimentos, tromboflebites e úlceras cutâneas.

 

CORDÃO DE FRADE (Leonotis nepethoefolia)

Parte Utilizada: Folhas

Ação Terapêutica: Antiespasmódica estomacal. Nas cólicas, fraqueza geral, reumatismo, ameniza dores de estômago e fortalece convalescentes. Utilizado também para tosses e problemas respiratórios.

 

Unidade I - Centro

Rua Voluntários da Franca, 1840
CEP: 14400-490 - Franca/SP

Segunda a sexta: 8h às 19h

Sábados: 8h às 13h

Unidade II - Estação

Rua Voluntários da Franca, 316
CEP: 14405-103 - Franca/SP

Segunda a sexta: 8h às 19h

Sábados: 8h às 13h

Unidade III - Galo Branco

Av. Dr. Antônio Barbosa Filho, 111
CEP: 14005-000 - Franca/SP

Segunda a sábado: 8h às 22h

Unidade IV - Piratininga

Av. Hugo Betarello, 3639
CEP: 14003-580 - Franca/SP

Segunda a sábado: 8h às 19h30

Sábados: 8h às 13h

Atendimento ao cliente: 0800 943 6766

Farmácia Oficinal - www.farmaciaoficinal.com.br

Desenvolvido por: Pictore Agência Digital